Seguidores

Cuidados De Enfermagem Ao Paciente Com Pé Diabético

Cuidados De Enfermagem Ao Paciente Com Pé Diabético



As ilhotas produzem diversos tipos de hormônios, como por exemplo, as células beta, mais conhecidas como insulina, as células alfa, mais conhecidas como glucagon e as células delta, mais conhecidas como somatostatina, abaixo vou falar mais sobre cada hormônio produzido pelas ilhotas pancreáticas. Com base nesta orientação, os sistemas de crenças de indivíduos obesos determinam sentimentos e comportamentos desencadeados por pensamentos disfuncionais acerca do peso, da alimentação e do valor pessoal; por exemplo, a crença de que ser magro está associada a autocontrole, competência e superioridade interferem diretamente na constituição da auto-estima da pessoa, ou mesmo, a crença de que ser magro é fundamental para a solução de problemas da vida e que, portanto, pessoas obesas seriam infelizes e malsucedidas, são significações que também são encontradas neste grupo (CORDÁS, 2004).

Para prevenir e minimizar desenvolvimento das complicações, é fundamental controlar a glicemia, priorizando manter a hemoglobina glicada (HbA1c) igual ou inferior a 7%. Pesquisas mostram que para cada 1% de redução da HbA1c, há diminuição de 14% do risco de ataque cardíaco, 37% do risco de doença microvascular e 43% do risco de doença vascular periférica.

Paralelamente, em outro protocolo experimental iniciado em 2008, os pesquisadores do CTC tentaram modular sistema imunológico de oito pacientes diabéticos por meio de aplicações de células mesenquimais. Essa resistência altera a capacidade do metabolismo da glicose, fazendo com que a taxa de glicose no sangue se mantenha alta. Entre 30 a 50% dos pacientes diabéticos mal controlados são afetados por problemas de ereção.

diabetes é considerado um sério problema de saúde pública, tanto devido ao número de pessoas afetadas quanto às suas complicações, suas incapacitações, além do elevado custo financeiro da sua abordagem terapêutica. 70% das amputações no Brasil, são causadas pela diabetes, portanto é de extrema importância que os diabéticos aprendam a ter uma atenção dobrada com essa doença.

Ainda hoje encontramos diabéticos que se submetem a uma alimentação de baixas calorias e com muito pouco carboidrato, sendo que a recomendação para uma pessoa com diabetes é a mesma que para uma pessoa saudável: uma alimentação variada, colorida, seguindo as orientações da pirâmide de alimentos. Um aspecto muito importante é a aplicação da insulina, que vai depender de alguns fatores e varia de acordo com a necessidade de cada um (lembrando que nem todo diabético necessita de insulina).

Estudos epidemiológicos mostram que pessoas com aumento da glicose no sangue (hiperglicemia), seja pela presença de diabetes ou por algum outro fator, têm um risco aumentado de desenvolver demência, particularmente doença de Alzheimer. A prescrição e uso inadequado de medicamentos, principalmente aqueles que fazem uso de vários ao mesmo tempo, podem levar a efeitos indesejáveis graves, dessa forma a assistência farmacêutica integrada a uma equipe multidisciplinar torna-se essencial principalmente para os pacientes idosos (NOVAES, 2007).


Na maior parte dos casos as hipoglicemias, em indivíduos predispostos, são causadas pela ingestão de alimentos com carboidratos de absorção rápida, como os doces, alimentos preparados com açúcar, refrigerantes comuns, entre outros. Faltou falar do exercício físico que é essencial no controle de um nível glicêmico normal ou próximo deste.A grande importância da atividade física é que ela permite que menores doses de insulina sejam aplicadas ao diabético.

Cuidados De Enfermagem Ao Paciente Com Pé Diabético
De forma geral, bom controle da diabetes está diretamente ligado à dieta, de acordo com cada demanda do paciente. A hemoglobina glicosilada (ou glicada) também é um indicador importante, já que a glicose em alta concentração no sangue adere às hemácias. A atividade física ajuda na prevenção das enfermidades do coração, no controle da pressão arterial, ajuda a reduzir a tensão (estresse), diminui os níveis de colesterol (gordura no sangue) e ajuda você a controlar seu peso.


Hoje em dia grande número de pessoas portadoras de doenças, e agravos, necessitando do uso do cateter de demora, é muito relevante, isso influencia bastante no equilíbrio corporal do paciente, já que ele é considerado um corpo estranho, avaliando desta forma a principal reação do mesmo é tentar a eliminação deste corpo estranho mais rápido possível, de acordo com as suas armas.


Alguns indivíduos têm um pâncreas atrasado”, que significa que intervalo de tempo entre a ingestão de um alimento com teor de açúcar e a produção de insulina é maior que normal. Os sintomas predominantes da diabete são hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), glicosúria (presença de açúcar na urina), poliúria (produção excessiva de urina), polidipsia (sede excessiva) e polifagia (aumento no consumo alimentar).

Testar regularmente faz com que você conheça mais a sua doença e também seu corpo, e quanto mais testes, mais informações e possibilidades de controle. Em decorrência do fato de que uma grande percentagem de pacientes com DM tipo II descobre sua doença muito tardiamente, já com graves complicações crônicas, tem se recomendado diagnóstico precoce e rastreamento da doença em várias situações.

II. Após uma refeição, excedente de glicose é mantido na circulação, por consequência, fígado responde diminuindo a liberação de insulina, ao passo que pâncreas aumenta a concentração de glucagon. A boa notícia é que eliminar de 5% a 7% do peso corporal já ajuda a reduzir risco do aparecimento da doença. Nestas últimas, em especial, os principais objetivos são tratar diabetes e suas complicações evitando ao máximo as quedas da glicose (hipoglicemias), as quedas de pressão (hipotensão), além de cuidar as interações entre diferentes medicamentos, já que muitos pacientes precisam tomar muitos remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário